Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

RECONHECIMENTO

De acordo com o dicionário, reconhecimento significa: Agradecimento, este por sua vez, se traduz como algo que façamos para outro, normalmente, ajudando de alguma maneira e por conseqüência ou pura educação, a pessoa te agradece.
Para você, essa palavra influi como sua definição? Basta simplesmente, um ato de gratidão e já se dá por satisfeito sendo reconhecido por um simples ato de: - Assim que fui educado, assim que agirei. Obrigado.
Tenho tudo em minhas mãos para abranger este assunto dizendo: - Nos dias de hoje, ás pessoas não costumam mais sentir a real importância que tem o peso desta palavra. Imagine-se parado em meio ao trânsito aonde alguém com um carro, que acaba de dar algum problema, está sozinho e precisa de ajuda para empurrar até o acostamento.
A maioria já deve ter passado por esta ou alguma situação semelhante. Caso sua atitude tenha sido parar e ajudar, como esperou o reconhecimento?
Infelizmente não posso dizer isso, pois, certos sentimentos e falhas no julgar de muitos, sempre existiu. Desde a maneira que se “reconhece” e a maneira que espera ser “reconhecido”.

“Obrigado”, “Muito obrigado”, “Fez um bom trabalho”, “Ainda não sei, por que não foi promovido”, “Você me ajudou muito”, “Você quebrou meu galho”, “Te devo essa”,” Você salvou a minha vida”, “Se não fosse você, não sei o que seria de mim”, “Valeu”.
Essas dentre tantas outras, são formas de reconhecimento que costumamos ouvir em varias ocasiões, alguns agradecem de forma mais simples como -“Valeu” ou utiliza-se de uma forma mais formal-”Muito Obrigado”. Desde um amigo que você acaba de ajudar com algo que pode parecer aparentemente simples ou alguém que você acabou de ajudar a ter a idéia que irá mudar sua vida. Em ambos os casos a pessoa que está agradecendo deduz que um simples- “valeu” está de excelente tamanho, pois, não lhe custou nenhum valor, ou não te tirou de nenhuma atividade que fosse, ao ponto de vista dele, realmente importante. Outros ao invés de agradecer preferem “pagar” de alguma maneira, podendo ser em dinheiro ou outro favor, assim não sentem a necessidade de reconhecer/agradecer e utilizam-se do famoso: -“Estamos kits”.


Atualmente a internet é o meio mais utilizado para sermos vistos, por ela acabamos muitas vezes publicando o que devemos e até o que não devemos, só pela necessidade de esperar o reconhecimento, antes para conseguir se notado em mais de um lugar era muito comum usar combates, batalhas assim sendo reconhecidos pelas vitórias.
Alguns não percebem, outros já assumem logo de cara, “quero que todos vejam o que estou fazendo”, também há os que se utilizam da necessidade de pessoas para poder mostrar do que são capazes, não pelo mero prazer em ajudar, mas, esperando o reconhecimento assim gerando seu auto reconhecimento. Infelizmente, quando o tão almejado reconhecimento não vem da maneira que esperamos, isso pode resultar em uma grande frustração, muitas vezes levando a sentimentos como a raiva, o ódio, a ira, entre outros, chegando ao ponto de prometer a não fazer mais nada por ninguém, escondendo-se pela frase: - “Não me dão o devido valor”.
Esperamos que em todos os momentos em que praticarmos  “boas ações” sempre esteja alguém por perto para registrar,  vendo do que sou capaz e com isso dizer para todos. Nossa natureza nos leva sempre a querer mais, pouco não existe. – “Estou dando algo de mim, quero que veja isso, de uma maneira que eu note que você viu”!
Para não nos deixarmos levar por um sentimento egoísta, o que devemos esperar conforme nossos atos?.

O reconhecimento pode colocar uma pessoa em seu patamar mais alto ou baixo.  Não devemos permitir que um: - “Valeu”, ao invés de um “Muito obrigado” ou até mesmo um auto-reconhecimento de gratidão excessiva-“Não sei o que seria de mim se não fosse você” como sempre se espera, impeça que continue agindo em prol de outros, isso é o que mantém e manteve a nossa existência.
A maneira de agradecer iria mudar suas circunstâncias?Imagine-se nesta eventual situação: - “Eu parei nesse trânsito, empurrei aquele carro, usei meu telefone para ligar em um serviço de emergência, sujei minhas mãos de graxa, estou sujo e atrasado indo para uma reunião que tenho hoje com meu chefe, vou ter que explicar-me muito bem e ouvirei: - “Boas ações” têm hora e lugar. -“ Estou correndo o risco de perder meu emprego”. Acreditem recebi um simples: -“Valeu”!.
O que nesse caso um bom reconhecimento mudaria? O ânimo. “Para enfrentar, a cara feia e a bronca do seu chefe, você enfrentaria tudo, muito mais motivado e pensando: -” Ajudei alguém que estava precisando e ajudaria de novo.  Assim fazendo menos “tempestade em copo d água”.
Talvez um reconhecimento mais agradável aos nossos ouvidos, faria você se explicar com calma e fazer seu chefe entender suas motivações. Sim, a maioria de nós espera mais  demonstração de gratidão ou um grande reconhecimento. Só assim nos sentiremos motivados a fazer sempre mais pelos outros.

Por outro lado, quem está sendo ajudado pode não demonstrar a gratidão que você espera, talvez, achando que  não passa de uma obrigação, devido nossa educação e cultura em sempre ter a obrigação em ajudar a todos, por outro lado,devemos incluir culturalmente a pratica da demonstração de gratidão, o verdadeiro reconhecimento pelo ato e sacrifício que alguém fez para ajudar ou mesmo chegar até você.