Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Em 15 de maio assisti a peça, Deus da carnificina ao retornar fiquei me perguntando por qual motivo a mesma foi intitulada como: “Deus da carnificina”, sendo que a peça trata de temas como pessoas que tentam ser civilizadas, mas, quando se encontram em momentos de raiva, contrariadas, expostas etc. muitas vezes acabam por mostrar um lado selvagem, que tanto tentaram esconder.
 Qual relação teria “Deus da carnificina” com alguns momentos em que chegamos ao limite emocional?
 Pergunto-me: - O que é Deus na atual concepção?
Deus, tem sido o que a ciência não consegue explicar. Exemplos: Metafísica, a lógica, conceitos morais entre outros.
Segundo o dicionário a palavra Carnificina tem como sentido: Extermínio, crueldade.
A peça chamou atenção ao lado que tentamos esconder por meio da educação e civilização em que estamos infiltrados, com isso evitando deixar transparecer o lado cruel, cínico... Arrisco a dizer que por razões egoístas muitas vezes optamos a camuflarmos o que realmente pensamos; raramente vendo o bem do próximo.
Pois bem sem mais delongas sobre este assunto neste post. Apenas quero deixar claro que estamos diante de uma sociedade que preza a liberdade. Ao Mostrar o que somos, nem sempre é correto, aceitável para convivência. Estamos diante de conceitos “gostosos” de ler, porém não fáceis de lidar quando colocados em pratica. Nem sempre fazendo o que pensamos ser melhor é o melhor. Conceito moral, regras, leis, disciplinas, punições (em suas diversas formas) sempre fizeram parte de nossa estrutura - sem ela conseguimos filtrar tudo que é colocado diante de nossos olhos?
  Mais do que nunca nos vemos diante de conceitos próprios se iniciando e quando isso acontece a responsabilidade cabe de nós, ninguém de fora anda disposto a fazer isso. Atitudes libertárias com alto grau de estresse que somos submetidos podem acabar com um lado humanitário. Levando assim a um extermínio de conceitos morais de convivência. É Esse “Deus” que pode aparecer/estar em cada um que não tenta contê-lo.
Quem for assistir ou quem assistiu talvez não veja isso afinal é um tema que você pode se divertir e sair quase ileso.

Quero deixar bem claro que escrevi um pouco sobre esse assunto, mas, não sou a favor da violência, opressão ou censura essas coisas só tornam pessoas seguidoras e sem voz ativa. Não estou citando nenhuma passagem de algum livro para tentar mostrar que tal política está certa. Só quero que uma reflexão seja feita antes de atitudes serem tomadas.