Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Queda nos valores sentimentais


Base de alianças, cumplicidades... Citada em diferentes gerações vezes como necessária vezes como complemento. Encontra-se a amizade em lugares e sentimentos distintos. Mas encontrada com qualidade? Eis uma questão que poucos respondem ou mostram. 
Dois exemplos de amizades diferentes deixam claro que pode tanto acrescentar como destruir, temos: Timão e Pumba, personagens da Disney, que embora sejam muito diferentes eles se aproximam e permitem se completar. Hitler e Stalim onde com objetivos “iguais” , Stalim sentiu a traição da parte de Hitler trazendo sua ruína emocional.

              Infelizmente hoje, a amizade tornou-se uma troca de favores. Grande parte do mundo não faz questão da aproximação com outro. Tornando-se seres, frios, egoístas, ignorantes no sentido da palavra amor/amizade.

              A resposta daquele jovem soldado, a quem Ciro perguntava quanto queria pelo cavalo com o qual acabara de ganhar uma corrida, e se o trocaria por um reino: “Seguramente não, senhor, e no entanto eu o daria de bom grado se com isso obtivesse a amizade de um homem que eu considerasse digno de ser meu amigo”. E estava certo ao dizer se, pois se encontramos facilmente homens aptos a travar conosco relações superficiais, o mesmo não acontece quando procuramos uma intimidade sem reserva. Nesse caso, é preciso que tudo — límpido e ofereça completa segurança.
Montaigne, “Da amizade” (adaptado)
Montaigne a muito chamou a atenção para a palavra se. Não diferente e sim com grande ênfase “se” encontrar uma amizade hoje confiável, bens tornam um detalhe descartável.


 

2 comentários:

  1. Excelente texto, me fez lembrar de uma conversa que tive com uma pessoa no ônibus sobre em que embasamos amizades...

    ResponderExcluir
  2. Nunca eu pensei que eu ia ler Timão e Pumba, no mesmo parágrafo que Hitler e Stalin.

    Aí o que deu na cabeça pra fazer um post tão inusitado (e bom) assim?

    ResponderExcluir